sábado, 20 de março de 2010

Assírios

Escrito por: Rômulo Corrêa e Nayara Oliveira

Mesopotâmia palavra de origem grega significa região entre rios, uma vez que esta se localiza no Oriente Médio, dividida pelos rios Tigre e Eufrates.

Hoje conhecida como Iraque, fora habitada por volta dos séculos V e I a.C, pelos povos babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios.

Quanto á importância da Mesopotâmia para esses povos, deve-se mencionar a questão das cheias irregulares que favoreciam terras férteis propícias para agricultura, água para o consumo e facilidade de transição pelos rios.

No que se refere á política era centralizado e apenas uma pessoa dentinha o poder, o rei. A economia dos povos semitas era basicamente a agricultura e eles acreditavam em vários deuses ligados á natureza, sendo, portanto politeístas.

Assírios

http://www.historiadomundo.com.br/upload/Assirios%20-%20HISTORIA%20DO%20MUNDO.jpg
A cultura militar assíria marcou a hegemonia desse povo na região Mesopotâmica.

A formação do império assírio aconteceu graças ao amplo desenvolvimento de uma cultura visivelmente voltada para a guerra. Saques, destruição e massacre eram táticas comuns que asseguravam a supremacia dos assírios contra os outros povos guerreiros da região.

O exército assírio era composto por uma avançada tecnologia bélica que o colocava em vantagem sobre os demais povos. O uso dos cavalos garantia o rápido abatimento de vários inimigos no campo de batalha, ao mesmo tempo a infantaria era composta por uma ampla hierarquia de guerreiros, os quais exerciam funções que tornavam as forças militares da assíria bastante ágeis.

O tom violento da denominação assíria foi capaz de provocar a subordinação de varias revoltas que aconteciam contra este povo. Não por acaso, em 612 a.C, os caldeus conseguiram derrotar as forças do império assírio.

Sob essas novas condições, aconteceu o processo de consolidação do chamado Segundo Império Babilônico, que se entende de 612 a 539 a.C. O auge desse novo império se desenrola no governo de Nabucodonosor, reconhecido por suas várias obras públicas como a Torre de Babel e os suntuosos jardins suspensos da babilônia, uma das mais populares construções de todo o mundo antigo.

No que diz respeito a arte e arquitetura assíria, os antigos povos da Mesopotâmia usavam a escrita cuneiformes, sistema que teve origem na suméria. Consta de 600 caracteres, cada um dos quais representa palavras ou sílabas escritas em tábuas de argila ou de pedra. As terras baixas da Mesopotâmia abarcam a planície fértil, porém seus habitantes tiveram que enfrentar o perigo das invasões, as extremas temperaturas atmosféricas os períodos de seca, as violentas tormentas e os ataques das feras. Sua arte reflete, ao mesmo tempo sua adaptação e seu medo destas forças naturais, assim como suas conquistas militares. Estabeleceram núcleos urbanos nas planícies, cada um dominado por um templo, que foi o centro do comércio e da região, até que foi desbancado por causa da importância que o palácio real adquiriu. O solo mesopotâmico proporcionava o barro para o adope, material de construção mais importante desta civilização, usado principalmente para a edificação de zigurates, símbolos religiosos construído com tijolos vetrificados policromaticos. (conjunto de diferentes cores), palácios reais decorados com esculturas em relevo. A arte dos entalhadores (pessoas que faziam gravuras e tinham habilidade para esculpir) fazia uma combinação de realismo e mitologia. Mesmo nas cenas naturalistas, aparecem símbolos dos deuses. Encontraram-se também esculturas de marfim, que continham pequenas figuras de elefantes.

A literatura assíria era praticamente idêntica à babilônica, e os reis assírios mais cultos, principalmente Assurbanipal, se gabavam de armazenar em suas bibliotecas, copias de documentos literários babilônicos. A vida social ou familiar, os costumes matrimoniais e as leis de propriedade também eram muito parecidos. E as praticas e crenças religiosas muito semelhantes ás da Babilônia, inclusive o deus nacional assírio, Assur foi substituído pelo deus babilônico Marduk. A principal contribuição cultural assírio ocorreu no campo da arte e da arquitetura.

Mapa da civilização Assírio.

http://www.historiadomundo.com.br/imagens/assiria_mapa.jpg

A assiria foi um antigo pais ao norte da regiao denominada Mesopotâmia, cujas conquistas se estenderam ao vales dos rios Tigres e Eufrates durante o periodo de 1368 a.c até 600 a.C.

Sequentemente este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruéis como os povos inimigos que conquistavam. Impunham aos vencidos castigos e crueldades como forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos. Com estas atitudes, tiveram que enfrentar uma serie de revoltas populares nas regioes que conquistavam, perdendo assim o imperio e o dominio sobre os outros povos por volta de 600 a.C.

Bibliografia

www.mundoeducaçao.com.br

www.suapesquisa.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário