sábado, 20 de março de 2010

Política na Mesopotâmia

Política da Mesopotâmia

Na Mesopotâmia, construções de sistemas de irrigação e o controle das cheias dos rios Tigre e Eufrates eram fundamentais para a sobrevivência das populações que habitavam a região, exigindo uma organização coletiva para que as atividades de agricultura fossem mantidas e a habitação se tornasse possível.

Com o tempo, sentiu-se a necessidade de um poder centralizado, que dirigisse a sociedade e que este pudesse coordenar melhor os trabalhos nas construções dessas grandes obras de interesse à população e assim surgiu o Estado. As cidades-estados formadas tinham apenas o fator militar em comum, sendo independentes econômica e politicamente.

No entanto, o pequeno grupo de governantes passou a usar o poder que detinham para explorar o restante da população, acumulando riquezas e privilégios. Essa desigualdade fez com que a sociedade – outrora comunitária – se dividisse em classes.

A Mesopotâmia se encontrava em uma teocracia, onde o Chefe de Estado era visto como um representante dos deuses que, com a ajuda de sacerdotes, manteria controle sobre o poder político e religioso, sendo responsáveis pelos templos e pela administração da cidade.

Devido ao forte atrativo das áreas férteis entre os rios Tigre e Eufrates, vários povos invadiram a região. Entre essas tomadas de poder, é importante destacar um rei da Babilônia chamado Hamurabi, que foi responsável pelo primeiro código jurídico com leis escritas. O código de Hamurabi, como ficou conhecido, é a compilação de diversas leis e punições que regiam a sociedade na época. Este código adotava a “Lei de Talião”, que determinava que a pena aplicada ao criminoso fosse equivalente ao crime cometido por ele – “Olho por olho, dente por dente”. Além de dominar toda a extensão da Mesopotâmia – ampliando seus poderes políticos e econômicos -, Hamurabi também empreendeu uma grande reforma religiosa, tornando Marduc - deus protetor da Babilônia - a principal divindade da região.

Durante o tempo, devido às constantes disputas e confrontos entre cidades e povos, o quadro político da Mesopotâmia foi extremamente instável, tendo alguns desses povos e cidades se destacado e assumido um relativo poder.

Bibliografia

http://www.coladaweb.com/historia/mesopotamia/politica-da-mesopotamia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Egito

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-mesopotamica/mesopotamia-e-seus-povos-1.php

Escrito por: Mariana Leal, Ana Julia e Thays

2 comentários: