sexta-feira, 26 de março de 2010

Sumérios

Escrito por: Leonardo, Lorrayne, Caroline e Nataly.


O território dos sumérios se localizava no extremo sul da mesopotâmia, entres os rios Tigre e Eufrates. Foi nessa região que a civilização suméria, que tem origem desconhecida, se desenvolveu e já no quarto milênio antes de Cristo, agrupavam-se em cidades-estados.

Desenvolveram o primeiro sistema de escrita, a cuneiforme, formada por símbolos fonéticos e que foi usada por todos os povos mesopotâmicos. Neste sistema, os sinais representavam ideias e objetos e graças a ele foi possível conhecer aspectos da vida, religião, registros cotidianos, econômicos, administrativos e políticos deste período. Possuíam também uma rica literatura que incluía poemas, epopeias, provérbios, entre outros.

Destacaram- se também na elaboração de projetos para controle de água do Tigre e Eufrates. Construíram barragens, sistemas de drenagem do solo, canais de irrigação e diques. O armazenamento da água era muito importante para a sobrevivência das cidades sumérias.

A astronomia era extremamente avançada. Possuíam observatórios que eram capazes de obter cálculos do ciclo lunar que diferiam em 0.4 segundos dos nossos cálculos atuais.

Tinham religião politeísta, que era a crença em diversos deuses. Eram ligados a natureza e aos sentimentos. Procuravam seus deuses nos cumes das montanhas, ou, quando não haviam montanhas onde se encontravam, faziam aterros formando morros artificiais.

Foram excelentes arquitetos e construtores. Desenvolveram os zigurates, que eram enormes construções em formato de pirâmides usados como locais de armazenagem de grãos e também como templos religiosos.

A criatividade dos sumérios colocou sua civilização entre as mais brilhantes e inventivas do Oriente Médio antigo. Modelaram a sociedade aldeã mesopotâmica, transformando-a em sociedade urbana. Assim desenvolveram o comércio e estabeleceram indústrias, entre as quais manufaturas de couro, metal, cerâmica e tecelagem.

O território sumério foi invadido, por volta de 1950 a.C, pelos amoritas e elamitas,assim foram dominados e derrotados por estes povos.

Bibliografia

-www.acasicos.com.br/html/sumer.htm

-http://www.suapesquisa.com/pesquisa/sumerios.htm

-http://www.historiadomundo.com.br/sumeria/sumerios.htm

-História 5, Francisco de Assis Silva, editora: Moderna

-Barsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário