sexta-feira, 26 de março de 2010

Modo de produção asiático

Escrito por: Keila Aquino de Castro & Ismael Spaniol Fritzen

O modo de produção atual é aquele que se baseia na economia do país. Chama-se modo de produção todo o processo feito pela sociedade para produzir seus bens e serviços e distribui-los, contudo modo de produção é constituido pelas forças produtivas e as relações de produção da sociedade.

Reune as caracteristicas do trabalho preconizado. Formado tanto pelo objeto produzido quanto por todo trabalho utilizado para produzi-lo.

Existem 6 modos de produção: Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista e Comunista mas como foi pedido daremos destaque ao Asiático.

O modo de produção asiático teve sua percussão no Egito, na China, na Índia e também na África do século passado.

A base da economia desses estados é a agricultura, que era praticada por camponeses ali nascidos, que eram presos a terra (um tipo de servidão) pelo fato de pertencerem a tal comunidade, e assim tinha o direito e dever de cultivar suas terras, lembrando que todas as comunidades deviam tributos ao Estado que era representado pelo imperador, faraó ou rei que se aproveitavam desse lucro dos camponeses para distribuir entre a nobreza( guerreiros e sacerdotes).

O estado era considerado divindade e por isso tinha o poder de intervir no controle da produção. No período entre as safras era comum o deslocamento de um grande número de trabalhadores para realizarem construção de obras públicas, canais de irrigação e monumentos o que era denominado despotismo oriental que foi marcado pela formação de grandes comunidades agrícolas isso caracteriza a passagem das sociedades sem classes das primitivas comunidades da pré-história para as sociedades de classes, nas quais predominam a servidão. Guardadas as particularidades históricas, pode-se afirmar que os primeiros Estados surgidos no Oriente Próximo (egípcios, babilônios, assírios, fenícios, hebreus, persas) desenvolveram esse tipo de sociedade. Por fim e resumidamente, a servidão coletiva era o modo de pagamento para o rei ou faraó pelas terras.

Agora vamos aos fatores que colaboraram para o fim do modo de produção asiático, a propriedade de terras pelos nobres, alto custo de manutenção dos setores improdutivos, e por fim a rebelião dos escravos.

Fontes bibliográficas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Modo_de_produ%C3%A7%C3%A3o_asi%C3%A1tico

http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-producao

http://pt.shvoong.com/humanities/h_history/1916352-modo-produ%C3%A7%C3%A3o-asi%C3%A1tico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário