sexta-feira, 26 de março de 2010

Sumérios

Escrito por: Daniel, Wagner, Richardson e Yuri Barcellos.

Os sumérios saíram das montanhas da Ásia Central à procura de terras férteis e chegaram ao sul da mesopotâmia entre os rios Tigre e Eufrates entre os anos de 4000 1950 a.C
Com o tempo foram constituindo cidades. Cada cidade-Estado era governada por um patési, que, além de sumo sacerdote, era o chefe político e militar. As cidades sumérias sempre estavam em guerra entre si, pois eles queriam estender sua dominação. Isso facilitou a ação dos acádios, um povo de origem semita que invadiu a região e se fixou ao norte Suméria.

Os sumérios eram um povo habilidoso de excelente construtores e arquitetos,destacavam-se na elaboração de projetos e construção de um sistema de controle de água dos rios Tigre e Eufrates. Construíram barragens, sistemas de drenagem do solo, canais de irrigação e diques. A armazenagem da água era muito importante para a sobrevivência das cidades sumérias. Sua arquitetura concentrava-se, principalmente, na construção de templos em forma de pirâmides chamados zigurates. Os zigurates geralmente era usados para reverenciar algum deus ou rei. Os sumérios cultivavam cevada, cebola, nabo e tâmaras; pescavam ao longo dos rios, e comercializavam alguns produtos, principalmente na costa mediterrânea.Os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme que nada mais é os sinais representavam idéias e objetos,utilizava-se placas de argila para se anotar coisas do cotidiano ,econômicos administrativos e políticos desse período.

Os sumérios eram politeístas onde suas divindades eram ligadas a natureza como o sol,a chuva,o trovão ,o vento e também aos sentimentos como amor , ódio, tristeza. A constante guerra entre as diversas cidades-estados sumerianas gerou graves crises econômicas e militares, que enfraqueceram-nas sabendo disso, os Acádios aproveitaram-se de suas modernas táticas de guerra, que incluíam o uso do arco e da flecha e de uma agilidade muito superior a de qualquer exército da época para dominarem a Baixa Mesopotâmia. O território sumério foi invadido pelos amoritas e elamitas sendo dominados e derrotados por estes povos.

Bibliografias :

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/sumerios.htm
www.historiadomundo.com.br www.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário