sexta-feira, 26 de março de 2010

A importância dos rios para as sociedades egípcia e mesopotâmica.

Escrito por: Thais, Amanda e Rebeca.

Os homens sempre dependeram dos rios. As grandes civilizações nasceram e floresceram ao longo de suas margens, como no Egito e na Mesopotâmia.

Fundamentalmente, o Egito era a estreita faixa de terra cultivada que se estendia por ambos os lados do rio Nilo, desde o delta até as cataratas de Assuan, no nordeste da África.

O Egito era geográfica e culturalmente uma civilização mesopotâmica. Toda a sua organização social e cultural se estabelecia em função da agricultura de regadio, organizada às margens do rio Nilo. O historiador grego, Heródoto, afirmou que: “O Egito é a dádiva do Nilo”.
Como a região era desértica, o rio Nilo ganhou extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.

Conta-se que, por séculos, houve uma tradição que os habitantes do antigo Egito seguiam para garantirem a boa safra, já que o país sempre dependeu das águas do rio para irrigar sua agricultura. A história cresceu durante os séculos 16 e 17, quando visitantes europeus acompanhavam as celebrações de enchente do rio, em que uma virgem esculpida em argila era oferecida às águas. Alguns historiadores acreditam que seja apenas um mito e que teria sido inventado pelo historiador grego Plutarco, que contou a história de um rei egípcio chamado Egyptos. O monarca teria oferecido sua filha como sacrifício ao Nilo para aplacar a ira dos deuses.

Já a estreita faixa de terra que está localizada entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque, foi chamada na Antiguidade, de Mesopotâmia, que significa “terra entre rios”. Era uma terra boa para a prática da agricultura, assim como no Egito. O domínio dos rios Tigre e Eufrates e seus tributários menores era questão militar em todas as principais cidades sumérias e nunca teve uma solução.

Atualmente, os dois rios são fonte de conflitos envolvendo a Turquia, a Síria e o Iraque. Em um artigo sobre o assunto, a pesquisadora Miriam Lowi disse: “Na falta de um acordo entre todos os países (da bacia do Tigre e do Eufrates) determinando como cada um vai usar as águas dos rios, a Turquia, como o Estado mais forte da região e dono das nascentes, pode tirar o que quiser dos rios, enquanto a Síria e o Iraque têm que sofrer as conseqüências”.

Logo, podemos afirmar que os rios são de grande importância na vida do homem, porém, podem gerar alguns conflitos e disputas na sociedade atual.


Referências Bibliográficas

Ÿ PEDRO, Antonio; CÁCERES, Florival. História Geral. São Paulo: Ed. Moderna, 1976

Ÿ http://www.comciencia.br/reportagens/aguas/aguas09.htm

Ÿ http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/06/050614_arabicascc.shtml


Um comentário: