sábado, 20 de março de 2010

Sociedades Hidráulicas na China, Índia e na América.

Escrito por: Igor Nunes Gobbi, Luã Alves Duarte, Victor Andreatta Camporez


Os povos da Antiguidade Oriental desenvolveram-se, em geral, às margens dos grandes rios, sendo dependentes das forças fluviais; por esta razão, são também denominados como civilizações hidráulicas.

Mais de meio milhão de anos atrás, os primeiros chineses habitavam o planalto do norte da China, no fértil vale do rio Amarelo. O rio parece amarelo devido à argila espessa dessa cor, chamada loesse, que as águas levam do deserto de Gobi até o vale. Durante muitos séculos as enchentes frequentes do rio deixaram grande quantidade de loesse no vale. Os ventos que sopram do deserto de Gobi trazem também a argila amarela, que se deposita na terra. Os primeiros chineses descobriram que o loesse era bom para a agricultura e resolveram se instalar na planície. O loesse é muito fértil quando molhado, mas sem chuva e sem as águas do rio, logo se transforma em pó. O clima do norte da China variava de ano para ano. Ás vezes chovia em excesso, o que provocava enchentes. Havia também temores de terra. Os primeiros chineses perceberam que suas colheitas e sua vida dependiam do capricho das estações, da quantidade de chuva e do nível do rio. Adquiriram a crença de que tinha de viver em harmonia com a natureza para sobreviver naquele ambiente.

Na Índia, o rio Ganges tem grande importância econômica e religiosa, pelo fato de sua agricultura ser extremamente dependente dele e também pelas várias crenças que são relacionadas ao rio.

O povo maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (região sul do atual México). Viveram nestas regiões entre os séculos IV a.C. e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia. A base da economia maia era a agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação eram muito avançadas. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.

Povo guerreiro, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco. Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.

Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul ) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cusco. Foram dominados pelos espanhóis em 1532. A agricultura era extremamente desenvolvida, pois plantavam nos chamados terraços (degraus formados nas costas das montanhas). Plantavam e colhiam feijão, milho (alimento sagrado) e batata. Construíram canais de irrigação, desviando o curso dos rios para as aldeias.

Com isso, podemos concluir que Sociedades Hidráulicas são aquelas que além de serem banhadas por um rio, são extremamente dependentes, seja economicamente, politicamente ou de forma religiosa, deles, e que desde milhares de anos as sociedades têm tirado proveito disso.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Ganges

http://www.suapesquisa.com/astecas/

http://china.tudosobre.org/historia/historia-do-povo-chines.html

http://www.igm.mat.br/homepage/joao_afonso/J.A/historia_da_matematica/aula2.html

Um comentário: